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Aula 3: Ampliando o conhecimento

Ir em baixo  Mensagem [Página 1 de 1]

1 Aula 3: Ampliando o conhecimento em Dom Jul 10, 2011 2:17 am

Ritton

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Ocasional
Ocasional
Olá comunidade da MGM!Meu nome é Ritton e venho trazer nossa 3ª aula de Game Maker.Hoje iremos conhecer trbalhar um pouco com objetos, aprendendo as funções dos eventos e suas ações.

INTRODUÇÃO

Quando criamos algum objeto no GM, para que ele execute algumas ações é necessário que criemos eventos e dentro desses, selecionemos as ações.Imagine como se fosse uma festa julina, os eventos são a festa em si e as ações fossem as barracas.Sem as barracas, a festa não iria ter movimento.Essa situação também ocorre no Game Maker, pois para que os eventos funcionem precisamos das ações.

EVENTOS

Para começarmos, crie um objeto qualquer e nele clique em "Add Event".Note que abrirá uma janela com vários eventos que podem ser adicionados.Vamos conhecê-los:


Create: Esse evento abriga ações em gerais para o objeto.

Mouse:Esse evento serve para executar alguma ação, mas utilizasse o mouse.

Destroy:Esse evento consiste na ação de destruir um objeto.

Other:Esse evento abriga diversas opções que podem ser exercidas a partir do momento.Por exemplo, a opção "Outside Room", que exerce ações a partir do momento que tal objeto está fora da "Room".

Alarm:Esse é um evento de comando, no qual as ações são realizadas por um determinado sinal, que no caso é um alarme.

Draw:Esse é um evento livre que pode ser utilizado para "desenhar" algo na "Room".

Step:Esse evento tem a finalidade de seguir algo, assim como precisamos dos nervos motores para andarmos, esse evento precisa de ações para fazer algo se movimentar.

Key Press:Esse evento lhe permite executar as ações a partir do momento que você teclou alguma uma tecla do teclado.

Collision: Como o nome já diz, esse evento executa suas ações a partir de colisões entre um objeto e outro.

Key Released:Esse evento executa suas ações a partir do momento que uma tecla deixou de ser usada.

Keyboard:Esse evento executa suas ações quando alguma tecla é definida para ser usada.

Trigger:Esse evento serve para criar novos eventos que executam suas ações a partir de códigos.

AÇÕES

Como eu havia dito que sem as ações, os eventos não surtem efeito nenhum.Bom, irei explicar por conjunto de ações para ficar de fácil entendimento, mas caso não entenderem, irei colocar um tutorial sobre isso.



ABA MOVE:

Move Actions:Todas as ações relacionadas ao movimento direcional do objeto são encontradas nessa área.

Jump Actions:Aqui se encontram as ações relacionadas ao "pulo" do objeto.

Paths Actions:Ações relacionadas a Paths criados são encontradas aqui.

Steps Actions:Ações relacionadas ao "movimento de seguimento" são encontradas nessa parte.


ABA MAIN1:

Objects Action:Quando quisermos usar ações que se relacionam ao objeto, usamos essa área.

Sprite Actions:Ações relacionadas à sprites são encontradas nessa área.

Sound Actions:Aqui se encontram as ações relacionadas à utilização de sons e músicas.

Rooms Actions:Aqui temos acesso as ações relacionadas as "Rooms", mas precisamente são ferramentas ligadas entre transições de Rooms.


ABA MAIN2:

Timing Actions:Ferramentas de ações relacionadas a ações acionadas por alarme são encontradas aqui.

Info Actions:Ações relacionadas a informações que podem ser colocadas no jogo são encontradas aqui.

Game Actions:Ações relacionadas ao jogo em si são encontrada nessa área que possuí ferramentas importantes para um jogo.

Resources Actions:Aqui se encontram ferramentas de ações relacionadas a "Resources".


ABA CONTROL:

Questions Actions:Aqui se tem ações relacionadas a questões que são realizadas no projeto.

Other Actions:Nessa área se encontram ações que não se encaixam em nenhuma outra área.

Code Actions:Ações relacionadas a execução de códigos e scripts são encontradas nessa área.

Variables Actions:Área destinada a ações que utilizam variações ou as conhecidas "Variáveis".


ABA SCORE:

Score Actions:Ações relacionadas a pontuação do jogo podem ser encontradas em especial nessa área.

Lives Actions:Área relacionada as ações ligadas a "vida" do objeto.

Health Actions:Área relacionada as ações ligada a "saúde" do objeto.


ABA EXTRA:Área com ferramentas extras que o Game Maker oferece aos makers.


ABA DRAW:Área com ferramentas relacionada a "desenho" que podem ser feitos no Game Maker.


Galera, terminamos mais uma aula e se preparem, pois na próxima faremos nosso primeiro jogo.

Abraços! Wink

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2 Re: Aula 3: Ampliando o conhecimento em Dom Jul 10, 2011 2:47 am

Tedi

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Admin
Admin
Nossa, muito bom mesmo seu tutorial, em breve farei um sistema de avaliações de tutoriais, de jogos e etc. (não vou seguir os mesmos principios dos outros foruns).
vlw pelo tutorial

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