Olá galera da MGM!Venho trazer nossa segunda aula!Meu nome é Ritton e vocês devem me conhecer na Game Maker Brasil.Nessa aula, eu utilizarei como base a aula feita por Reddragon da GMBR.
O que iremos aprender hoje?Aprenderemos as bases do programa, tais que são necessárias para um melhor entendimento e utilização do programa.
Por que devo aprender isso?Imagine essas aulas como uma aula de matemática.Suponha que você esteja na sexta série e esteja aprendendo expressões numéricas, mas você não entenderá nada se não tiver uma boa base na matéria.O mesmo ocorre no GM, quando não temos uma base nele, nem adianta tentar fazer um projeto por que você não vai conseguir.Por isso é importante aprender isso!
Mas como isso me ajudará?Simplesmente te ajudará a fazer jogos de uma maneira de fácil entendimento.Quando se tem uma boa base, claramente que você tem muito mais chances de ir para futuros tutorias avançados.
Bom, chega de pergunta e vamos aprender um pouco.Antes de mais nada você necessita do programa e caso o não tenha, clique aqui.
MODO ADVANCE:
Antes de usar a engine, certifique-se que você selecionou a opção Advance Mode, caso não tenha, por favor, selecione-a.
Todos nós sabemos que todo programa é sempre dividido por partes, para que seja de fácil entendimento do utilizador.Iremos aprender quais são as partes principais da engine, pois ajudará no entendimento do resto do mesmo.
As 3 divisões do Game Maker:
1)Data Base: Primeiro temos a Data Base, o local onde iremos armazenar todos os elementos que foram adicionados e criados em nosso projetos, tais como músicas, sprites, objetos, backgrounds, entre outros...
2)Área de Desenvolvimento: Essa área é nomeada assim por mim, pois é nossa área de desenvolvimento do nosso projeto, aonde iremos definir tudo.
3)Barra de Opções: Essa é uma área extensa aonde são situadas várias opções rápidas do programa.Iremos conhecê-las:
Novo Projeto: Utiizaremos essa opção sempre que quisermos iniciar um novo projeto do "zero".
Abrir Projeto: Sempre que quisermos abrir algum projeto, utilizamos essa opção.
Salvar Projeto: Quando quisermos salvar qualquer projeto em desenvolvimento, utilizamos essa opção.
Publicar Projeto Online: Essa opção não é muito necessária.Ela lhe permite publicar seu jogo terminado no website oficial da YoYo Games.
Testar Jogo: Quando quisermos testar nosso projeto, utilizamos essa opção para podermos testá-lo.
Testar Jogo no Modo Debug: Exerce a mesma função da opção anterior, mas a diferença é que podemos ter acesso a um formulário que exibe as variáveis globais e locais, mas isso discutiremos em aulas futuras.
Criador de Sprites: Quando quisermos adicionar algum imagem no projeto, utilizamos essa opção.
Criador de Sons: Lhe permite adicionar sons e músicas ao seu jogo.
Criador de Backgrounds: Ao invés de adicionar uma imagem comum ao jogo, essa opção lhe permite colocar planos de fundo no projeto.
Criador de Paths: Nos permite criar Paths para nossos projetos, mas isso também discutiremos em futuras aulas.
:Criador de Scripts: Nos permite criar scripts globias para nossos projetos, mas falarei um pouco mais nas aulas futuras.
Criador de Fontes: Nos permite adicionar palavras para fazermos textos ou mensagens em nosso projetos.
Criador de Linhas do Tempo: Nos permite criar linhas de tempo para nossos projetos, mas isso é assunto para as próximas aulas.
Criador de Objetos: Quando queremos adicionar algum recurso em nosso projeto(seja visível ou oculto), usamos essa opção que nos permite isso.
Criador de Room: Utilizamos essa opção para adicionar uma tela para o jogo, seja ela para qualquer finalidade.
Informações do Jogo: Quando quisermos ter acesso ou escrevermos as informações do jogo, usamos essa opção que nos permite isso.
Configurações Globais: Essa opção nos permite editar e adicionar configurações globais do jogo.
Adicionar Pacotes de Extensão: Nos permite adicionar pacotes de extensão de diversos tipos para nosso projeto, mas falarei mais sobre isso futuramente.
Ajuda: Quando você estiver com qualquer dúvida relacionada ao Game Maker, use essa opção.
Existem outras maneiras de adicionar recursos sem usar as opções rápidas, que é de modo simples: Clique com o botão esquerdo do mouse em cima da pasta correspondente localizada na Data Base e em seguida selecione a opção "Create...".Como mostra a imagem abaixo retirada da aula do Rodrigo ou mais conhecido como Reddragon:
Assim como na vida precisamos ter base em algo, nos programas também precisamos e por isso aprendemos um pouco sobre alguns recursos do programa.Estamos perto de começar a criar nosso primeiro jogo!
Nossa aula fica por aqui!Abraços e até a próxima aula.
INTRODUÇÃO
O que iremos aprender hoje?Aprenderemos as bases do programa, tais que são necessárias para um melhor entendimento e utilização do programa.
Por que devo aprender isso?Imagine essas aulas como uma aula de matemática.Suponha que você esteja na sexta série e esteja aprendendo expressões numéricas, mas você não entenderá nada se não tiver uma boa base na matéria.O mesmo ocorre no GM, quando não temos uma base nele, nem adianta tentar fazer um projeto por que você não vai conseguir.Por isso é importante aprender isso!
Mas como isso me ajudará?Simplesmente te ajudará a fazer jogos de uma maneira de fácil entendimento.Quando se tem uma boa base, claramente que você tem muito mais chances de ir para futuros tutorias avançados.
Bom, chega de pergunta e vamos aprender um pouco.Antes de mais nada você necessita do programa e caso o não tenha, clique aqui.
CONHECENDO A ENGINE
MODO ADVANCE:
Antes de usar a engine, certifique-se que você selecionou a opção Advance Mode, caso não tenha, por favor, selecione-a.
Todos nós sabemos que todo programa é sempre dividido por partes, para que seja de fácil entendimento do utilizador.Iremos aprender quais são as partes principais da engine, pois ajudará no entendimento do resto do mesmo.
As 3 divisões do Game Maker:
1)Data Base: Primeiro temos a Data Base, o local onde iremos armazenar todos os elementos que foram adicionados e criados em nosso projetos, tais como músicas, sprites, objetos, backgrounds, entre outros...
2)Área de Desenvolvimento: Essa área é nomeada assim por mim, pois é nossa área de desenvolvimento do nosso projeto, aonde iremos definir tudo.
3)Barra de Opções: Essa é uma área extensa aonde são situadas várias opções rápidas do programa.Iremos conhecê-las:
Novo Projeto: Utiizaremos essa opção sempre que quisermos iniciar um novo projeto do "zero".
Abrir Projeto: Sempre que quisermos abrir algum projeto, utilizamos essa opção.
Salvar Projeto: Quando quisermos salvar qualquer projeto em desenvolvimento, utilizamos essa opção.
Publicar Projeto Online: Essa opção não é muito necessária.Ela lhe permite publicar seu jogo terminado no website oficial da YoYo Games.
Testar Jogo: Quando quisermos testar nosso projeto, utilizamos essa opção para podermos testá-lo.
Testar Jogo no Modo Debug: Exerce a mesma função da opção anterior, mas a diferença é que podemos ter acesso a um formulário que exibe as variáveis globais e locais, mas isso discutiremos em aulas futuras.
Criador de Sprites: Quando quisermos adicionar algum imagem no projeto, utilizamos essa opção.
Criador de Sons: Lhe permite adicionar sons e músicas ao seu jogo.
Criador de Backgrounds: Ao invés de adicionar uma imagem comum ao jogo, essa opção lhe permite colocar planos de fundo no projeto.
Criador de Paths: Nos permite criar Paths para nossos projetos, mas isso também discutiremos em futuras aulas.
:Criador de Scripts: Nos permite criar scripts globias para nossos projetos, mas falarei um pouco mais nas aulas futuras.
Criador de Fontes: Nos permite adicionar palavras para fazermos textos ou mensagens em nosso projetos.
Criador de Linhas do Tempo: Nos permite criar linhas de tempo para nossos projetos, mas isso é assunto para as próximas aulas.
Criador de Objetos: Quando queremos adicionar algum recurso em nosso projeto(seja visível ou oculto), usamos essa opção que nos permite isso.
Criador de Room: Utilizamos essa opção para adicionar uma tela para o jogo, seja ela para qualquer finalidade.
Informações do Jogo: Quando quisermos ter acesso ou escrevermos as informações do jogo, usamos essa opção que nos permite isso.
Configurações Globais: Essa opção nos permite editar e adicionar configurações globais do jogo.
Adicionar Pacotes de Extensão: Nos permite adicionar pacotes de extensão de diversos tipos para nosso projeto, mas falarei mais sobre isso futuramente.
Ajuda: Quando você estiver com qualquer dúvida relacionada ao Game Maker, use essa opção.
Existem outras maneiras de adicionar recursos sem usar as opções rápidas, que é de modo simples: Clique com o botão esquerdo do mouse em cima da pasta correspondente localizada na Data Base e em seguida selecione a opção "Create...".Como mostra a imagem abaixo retirada da aula do Rodrigo ou mais conhecido como Reddragon:
Assim como na vida precisamos ter base em algo, nos programas também precisamos e por isso aprendemos um pouco sobre alguns recursos do programa.Estamos perto de começar a criar nosso primeiro jogo!
Nossa aula fica por aqui!Abraços e até a próxima aula.